Importância da Vitamina D

Olá Pessoal, tudo bom?

O sol não dá trégua ultimamente. Em pleno outono temos muito calor e sol na maior parte do Brasil. Uns já estão cansados do verão atípico, outros porém, não se importam. A verdade é que temos que aproveitar ao máximo os benefícios do sol, que muito em breve vai embora e deixará saudades.

Hoje quero compartilhar com vocês um pouco dos Benefícios da Vitamina D, conhecida também como a Vitamina do Sol.

A vitamina D tem várias funções importantes. Talvez a mais importante é que ela regula a absorção de cálcio e fósforo, facilitando a função normal do sistema imunológico, além de manter o cérebro funcionando muito bem e fortalecendo os músculos. Obter uma quantidade suficiente da vitamina D é importante para o crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes, bem como melhorar a resistência contra certas doenças.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre a alimentação do brasileiro, apontando que os níveis de vitamina D estão abaixo do recomendando para 99,2% das mulheres entre 19 e 59 anos e 99,6% dos homens da mesma idade.

A falta de vitamina D, além de enfraquecer os ossos, pode provocar alterações cerebrais. Pesquisas recentes apontam que a deficiência de vitamina D também está relacionada a altos níveis de marcadores inflamatórios, aumento da pressão arterial, mais fraturas, obesidade e diabetes.

Nas crianças o cuidado deve ser ainda maior porque há sim o risco de raquitismo.

Nosso corpo produz vitamina D naturalmente quando ficamos expostos ao sol. Dez minutos ao dia já é suficiente, mas também podemos encontra-la em alguns alimentos como peixes de água salgada, como salmão e sardinha. Ovos, carne, leite e manteiga, porém em pequenas quantidades. O sol ainda continua sendo nosso grande aliado.

Cuidado com a alimentação dos adultos e principalmente dos pequenos nunca é demais! Sempre que possível, deixe o bebê ao ar livre. Antes das 10 e depois das 16 horas são os horários indicados para um passeio no bairro ou uma brincadeira no quintal.

Ahh…. E uma atenção especial aos recém-nascidos: Banho de sol SEMPRE!

Nada de sempre fugir do sol! Ele também é nosso parceiro no cuidado da saúde!

Compartilhe com a gente seu relacionamento com o Sol!

Não deixe de curtir, comentar e compartilhar!

Um super beijo e até a próxima!

Fonte: http://www.healthline.com/health/food-nutrition/benefits-vitamin-d#considerações8

Deixe seu comentário