Cuidados com o recém-nascido – Parte 1

Olá Adorável Mãe! Tudo bem com você?

Nós passamos meses esperando pelo nascimento do bebê. A gente lê, se informa, compra, arruma, lava, passa, faz planos, enfim, o tempo parece voar. Mas e quando nasce o bebê? Será que realmente estamos preparadas para cuidar de um recém-nascido?

A chegada de um bebê é um momento de muitas transformações na vida de uma mulher e de toda a família. Eu vou ser sincera, quando eu e a Lis recebemos alta da maternidade e fomos para casa eu fiquei um tantinho desesperada, cheia de medos e insegurança!

Não havia muito que fazer, a Lis tinha nascido e eu tinha cuidar dela. Precisava colocar em prática toda aquela teoria acumulada durante a gestação.

Durante a gravidez eu li muito, muito mesmo. Era a expert no assunto e super segura. O tempo que fiquei na maternidade, foi tranquilo. Tivemos um susto logo depois que ela nasceu, mas nada que pudesse abalar minha segurança aparente! Cá entre nós… lá no fundo, eu estava com choro engasgado e só consegui extravasar quando fomos para casa. No apagar das luzes, aquele silêncio da noite e um abraço amigo do marido me fizeram chorar feito uma criança. O medo da responsabilidade e a insegurança me dominaram por alguns instantes. Será que eu vou conseguir? Será que eu serei capaz de cuidar de um bebê tão frágil? Será que vou amá-la e conseguir educa-la da melhor forma possível? Será, será….?

Logo na manhã seguinte eu já estava mais calma e com a ajuda do marido e da minha mãe aquele temor aos poucos foi indo embora e dando espaço a mulher empoderada e segura que eu tanto almejava ser.

Com certeza, o conhecimento ajuda muito nos momentos de medo e insegurança. Por isso quero compartilhar com vocês a minha experiência com os primeiros dias da Lis. São dicas simples, mas muito importantes:

1) Peça ajuda. Não sinta vergonha de pedir ajuda. Você não é obrigada a dar conta de tudo! Ajudas são sempre bem vindas, principalmente para os afazeres domésticos. É essencial que nesses primeiros dias você esteja disponível para seu bebê que acabou de chegar. Vocês estão se adaptando a uma nova vida e para que isso aconteça da melhor forma possível é muito importante que você esteja bem descansada. Por isso, o ideal é deixar que as atividades da casa, por exemplo, fiquem sob a responsabilidade de uma terceira pessoa. Mas, caso não tenha ajuda…. Relaxe! Deixe pra depois! Sem medos e sem neuras!

2) Cuidado com as visitas. Um recém-nascido não possui um sistema imunológico tão eficiente quanto crianças maiores e adultos, por isso todo cuidado é pouco. Infelizmente, nem todo mundo pensa assim, mas se as visitas aparecerem não hesite em pedir que pelo menos lavem as mãos ou usem um álcool em gel (sugiro deixar um bem à vista). Não esqueça que os amigos e parentes irão embora, mas toda a sujeira, vírus e bactérias que eles trouxeram da rua podem ficar no seu bebê e isso não será nada legal.

3) Amamentação em livre demanda. Deixe-o mamar o tempo que quiser e quantas vezes sentir necessidade. A amamentação é uma atividade exaustiva para os bebês, por isso acabam adormecendo e ao adormecerem nem sempre estão com a barriguinha cheia. Na dúvida, ofereça sempre o peito ao primeiro sinal de choro. E fique tranquila: Seu leite não é fraco. Confie no seu corpo!

4) Cuide com o excesso de roupas. Bebês não precisam estar cheios de roupas para se sentirem confortáveis. A não ser que ele tenha nascido no inverno. A diferença entre a nossa temperatura e a do bebê não são tão grandes assim.

5) Organização na hora do banho. Tente sempre se organizar e deixar tudo o que vai precisar a mão. Assim evita que o bebê fique exposto muito tempo ao frio, eles perdem calor muito rápido e sentem a mudança brusca de temperatura. Antes de iniciar o banho, pense em tudo o que você vai precisar assim todo esse processo será mais rápido. Alguns bebês choram muito na hora do banho e muito provavelmente isso te deixará sem saber o que fazer, digo por experiência própria.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de clicar aqui para continuar lendo o post sobre os cuidados com o recém-nascido.

Super beijos e até logo

One thought on “Cuidados com o recém-nascido – Parte 1

Deixe seu comentário