O que é e como está sua autoestima?

Olá Adorável Mulher! Tudo bem com você? Hoje o assunto é autoestima!

Todas nós mães, de primeira viagem ou não, sabemos como as coisas funcionam depois da chegada dos filhos quando o assunto é vaidade. Somos as últimas a ficar prontas e mal conseguimos passar um batom ou escolher com calma uma roupa bacana. Dias vem e vão e a impressão que eu tenho é vamos nos acostumando com a rotina frenética e sem vaidades e aliadas com o cansaço e a desmotivação escondemos algo que não vemos ou não queremos admitir: Nossa autoestima está em baixa!

O que é autoestima?

De uma forma bem simplificada a autoestima pode ser definida como o olhar que temos sobre nós, desde sentimentos, opiniões e atitudes que refletem o que se passa em nosso coração.

Funciona como um medidor para saber o quanto queremos o nosso bem e quais atitudes e decisões tomamos que reflitam em nosso bem estar.

Os reflexos da baixa autoestima são dolorosos não somente para a nós mulheres, mas para todos que nos rodeiam. A verdade é nos tornamos pessoas negativas e sem ânimo para encarar a vida. Fazemos escolhas ruins, trazendo para perto de nós pessoas e situações que não tem nada de bom a nos oferecer. Relacionamentos frustrados, falsas amizades, vida profissional estagnada são apenas alguns reflexos da nossa falta de confiança e amor próprio.

Sinais da baixa autoestima

Se você é como eu, algum dia já deve ter feito essa pergunta para uma amiga ou o companheiro: Eu estou gorda como aquela mulher?

Isso é um sinal evidente de que algo está errado, porque não temos clareza sobre quem somos e usamos outras pessoas como parâmetros. Isso é frustrante! Porque cada uma de nós possui atributos que não existe em nenhuma outra pessoa, mas que não conseguimos enxergar. Nossa falta de conhecimento próprio e autoimagem estão distorcidas, nos levando a acúmulos de frustrações e sucessíveis episódios de autossabotagem.

A forma como fomos criadas durante a infância e a adolescência, serão determinantes para a construção da nossa autoestima saudável. Mas temos uma boa notícia: Ela pode ser tratada e recuperada em qualquer fase da vida.

Então minha amiga, é hora de arregaçar as mangas e mudar! Não será fácil Uma vida inteira de decisões negativas, não será mudada da noite para o dia, mas é como um ciclo: decisões positivas a nosso respeito só nos trarão felicidade e bem estar. E cá entre nós…. se sentir bem é MARAVILHOSO.

Vamos continuar nosso bate papo sobre autoestima nos próximos posts. Não deixe de ler!

Um super beijo e até logo


Fonte de pesquisa: Bolsa de Mulher

One thought on “O que é e como está sua autoestima?

Deixe seu comentário