Baby Blues e Depressão Pós-Parto: Conheça os sintomas

Olá Adorável Mãe! Tudo bem com você? Hoje é dia de conversar sobre Baby Blues e Depressão Pós-Parto e conhecer os principais sintomas de cada uma delas.

Quando eu ainda não tinha filhos sempre me perguntava: Como pode uma mãe rejeitar um recém-nascido? Ficar com depressão ou ficar triste com isso? Não é um momento de extrema felicidade quando uma mulher se torna mãe?

Até o dia em que eu tive a minha própria experiência com esse turbilhão de hormônios que acontece na gravidez e no pós-parto. Minha falta de conhecimento não me permitia ter um olhar de compreensão que tenho hoje. E a minha frase passou a ser: Nunca mais vou julgar uma mãe que abandona um filho, ou que tenha depressão pós-parto ou baby blues!

Baby Blues? O que é isso?

O Baby Blues ou Blues Puerperal é uma tristeza profunda e se caracteriza por uma alteração transitória no humor da mãe que atinge de 50% a 80% das mulheres e se apresenta logo após o nascimento do bebê, desaparecendo em poucos dias e de forma espontânea.

Quais os sintomas do Baby Blues?

Os sintomas mais frequentes são tristeza, irritabilidade, ansiedade e choro, impaciência, fadiga e alterações de humor. Esses sentimentos acontecem devido às rápidas alterações nos níveis hormonais, o stress do parto e a consciência da responsabilidade aumentada, pois esse é um novo papel a ser desempenhado carregado de incertezas e inseguranças.

Todas essas situações são perfeitamente compreensíveis porque há uma mudança muito grande na vida da mulher: o bebê nasceu, está dependendo totalmente da mãe, ele chora, sente fome, dorme em horários diferentes, sente dores e está inseguro. A mãe e o bebê possuem um vínculo muito forte e na maioria das vezes é somente a mãe que consegue suprir as necessidades do bebê.

Baby Blues e Depressão pós-parto são a mesma coisa?

É importante ficar atenta, porque os sintomas do baby blues não se prolongam por muito tempo, já a depressão pós-parto apesar de poder apresentar os mesmos sintomas, se estende por mais tempo e geralmente aparece em quem já tem histórico de depressão.

Sintomas da Depressão Pós-Parto

Além dos sintomas do Baby Blues outros mais graves também podem surgir:

  • Falta de interesse no bebê
  • Sentimentos negativos para com o bebê;
  • Falta de interesse em si própria;
  • Falta de energia e motivação;
  • Sentimentos de inutilidade e culpa;
  • Alterações no apetite ou peso;
  • Dormir mais ou menos do que o habitual;
  • Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

A depressão pós-parto surge normalmente pouco depois do nascimento do bebê e desenvolve-se num período de vários meses. Mas também pode surgir repentinamente, e em algumas mulheres os primeiros sinais só aparecem após vários meses de terem dado à luz.

Não deixe de pedir ajuda em nenhum dos casos. Apoio da família e de profissionais é sempre muito importante para superar os desafios da vida e principalmente da maternidade.

Compartilhe como foi o seu período pós-parto. Vamos aprender e ajudar umas as outras.

Um super beijo e até mais


Fonte de Pesquisa: OficinadaPsicologia. MaternarVida

One thought on “Baby Blues e Depressão Pós-Parto: Conheça os sintomas

  1. Amei, Susan. Eu estou saindo e um quadro de depressão pós parto e realmente pode aparecer meses depois e demorar a ir embora. No meu caso o apoio do meu marido foi impressível, já que minha relação com profissionais da área não deram muito certo.

Deixe seu comentário