Alterações na pele durante a gravidez

Olá Adorável Mãe, tudo bem com você? Hoje falaremos sobre as alterações na pele durante a gravidez e também alguns cuidados que precisamos tomar durante a toda gestação.

Durante a gravidez inúmeras mudanças ocorrem no nosso corpo: barriga crescendo, peito inchado, alterações de humor, náuseas, mal estar e por aí vai…. A nossa pele, coitadinha, também passa por maus bocados! As alterações fisiológicas são normais e não significam indícios de nenhuma doença, porém são causadoras de angustia e mal estar para muitas gravidas.

Alterações na Pele: Pigmentação da pele

As manchas na pele conhecidas como melasma (ou cloasma) ocorrem entre 75 a 90% das gestações e são devidas as alterações de alguns hormônios. Elas podem diminuir após o parto.

Como prevenir: O ideal é evitar a exposição ao sol nos horários contra indicados ( entre 10 e 15 horas) , usar protetor solar, usar chapéus e óculos escuros.

A Linea Nigra também é bem comum na gravidez: é aquela linha escura que vai do umbigo ao centro do osso púbico. Pasmem, essa linha sempre existiu, mas são as mudanças hormonais que a deixam visível. Depois de um tempo do parto (geralmente mais de 1 ano), ela some assim como as manchas do melasma.

Alterações na Pele: Espinhas

Muito comum também durante a gravidez, as espinhas são inimigas no começo da gravidez. Mas tome muito cuidado com o uso de medicamentos e tratamentos. Procure sempre um dermatologista que poderá indicar uma opção segura para você e o bebê, visto que temos no mercado inúmeras medicações que não são liberadas pela ANVISA por conterem ácidos em sua composição que podem até causar mau formação no bebê.

Alterações na Pele: Estrias

Muitas mulheres se orgulham de carregarem no corpo as marcas de uma gravidez e não tem problema nenhum em se expor por conta das estrias. Já a grande maioria, tem problemas para se aceitarem e sofrem com as temidas estrias. Atualmente a ciência já nos mostra que a estria tem sua raiz na hereditariedade, mas ainda assim podemos amenizar ou até evitar o aparecimento delas.

Como prevenir: Cuidar com o peso é o primeiro passo. As estrias são cicatrizes causadas pelo estiramento rápido e excessivo da pele, por isso cuidar do peso é fundamental para evita-las. Hidratar a pele é outra grande arma no combate a estria. É necessário que as fibras de colágeno estejam bem hidratadas para que aguentem toda a pressão que recebem durante o crescimento da barriga, por isso hidrantes com colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados pelo menos duas vezes por dia durante toda a gestação.

 Na minha primeira gravidez eu tomei muito mais cuidado do que agora, na segunda gestação. Passava creme 3 vezes ao dia na barriga, bumbum, coxas e seio. Funcionou! Mas confesso que nesta segunda gravidez passo 1 vez por dia e olhe lá…. Estou contado com a boa genética da minha mãe que teve 4 filhas, engordou horrores e não tem nenhuma estria no corpo.

Independente da alteração que ocorrer no seu corpo durante a gravidez é preciso se aceitar, se amar e se permitir viver feliz sem ter que se enquadrar nos moldes de beleza descritos pela sociedade. Faça tratamentos estéticos ou psicológicos se o problema te incomodar demais, mas acima de qualquer coisa se Ame. Você gerou uma vida e isso é incrivelmente maravilhoso e é o que deve ser elogiado em uma mulher marcada pela gestação.

Super Beijos

E até a próxima


Fonte de pesquisa: Dermatologia.net, Guia do bebê

3 thoughts on “Alterações na pele durante a gravidez

Deixe seu comentário